Comamos sem afobação!

em sexta-feira, outubro 23, 2009
Olho em volta, vejo meninas de seis, sete, oito anos vestidas em mini-saias, maquiagem adulta e jeitinho de mocinha, "namoram" com algum menininho do colégio, até selinho dão. As mães acham uma graça. No dia do aniversário, preferem CD's de seus artistas pop's favoritos, ou até mesmo mp(e seus muito números) a bonecas e acessórios infantis. Se intitulam moças, e não meninas, crianças. Querem ser levadas a sério, querem ter voz e vez. Estão certas ao quererem ser ouvidas e respeitadas, mas erradas em querer crescer e se portar como pessoas adultas antes da hora.
Cada fase de nossa vida deve ser vivida com prazer e calma, degustando todos os sabores, se deliciando com todos os aromas e aprendendo, claro, com todas as coisas vividas.
É triste ver crianças vidradas em um computador, jogando e se comunicando com seus amiguinhos por ele, ao invés de estarem, verdadeiramente, próximas umas das outras, brincando pessoalmente, se deixando contagiar pelo riso sincero do outro e rindo também. Mas não, a tecnologia é tão cômoda, tão tentadora, tudo ao alcance das mãos, de um clique. Por que ir a casa do coleguinha, se eu posso 'falar' com ele agora mesmo? Por que ir a casa do coleguinha brincar, se podemos jogar coisas maneiras e iradíssimas pelo computador? Comodidade e tentação.
Bonecas? Não, não. Querem mesmo joguinhos online, onde podem modificar aquelas lindas e perfeitas bonecas, maquiar, testar roupas e dar uma de estilista.
Pular amarelinha? Ah, não. Dá preguiça, melhor procurar um joguinho virtual, que dá no mesmo, quase.
E os meninos brincam de carrinho ainda? É, empurrando e fazendo aqueles sons "vrum, vrum!"?
Que nada! O negócio é videogame, jogos de corrida, aqueles bem alucinantes. Tem até uns que tem perseguição policial! São fantásticos, gritam os pequenos.
E os jovens, então? Como é que estão? Curtem flertar, trocar bilhetinhos e cartinhas de amor?
Que nada! O negócio é ficar mesmo, chegar na mina e dizer: "Já é ou já era?!".
Bilhetinhos e cartinhas de amor? Tá de brincadeira, né? O negócio é depoimentos no orkut, facebook e todas essas redes sociais.
É a modernidade, é a tecnologia, é a mídia, é a facilidade e a tentação transformando as pessoas.
Aliás, as pessoas se deixam transformar. Ninguém muda sem autorização. Se mudou, se se deixou influenciar, é porque quis, porque se identificou, enfim.
No caso, das crianças, bem... os responsáveis deveriam educá-los e incentivá-los a aproveitar a sua fase infantil, a desde cedo ensinar a criança a ser criança. Sim, sempre mostrar que o bom da vida é viver, ou seja, aproveitar cada momento com intensidade, mas com calma; curtindo cada momento. Dando presentes infantis, nada de querer que a criança seja um pré-adolescente. Ora, é uma criança. Criança de cara limpa, sem maquiagens vulgares, roupinhas moderninhas e extravagantes demais para uma criança vestir.
Coisa linda é ver uma criança brincando no parque, com vestidinho rosa, lacinho no cabelo, sorriso estampado no rosto ao ver o colega divertindo-se também.
Ao meu ver, não podemos deixar a inocência se perder, pois, ainda mais na criança, ela deve ser atemporal.
Jovens, ah... os jovens. Mal sabem que, quando forem adultas ou até mesmo idosos, irão se arrepender de terem antecipado responsabilidades ou terem pensado em antecipar.
Antecipam suas vidas sexuais, engravidam, abortam sonhos quando não abortam filhos. São imaturos, não sabem conciliar as coisas, não sabem o que fazer quando as coisas apertam. Veja bem, não quero generalizar, mas jovens que querem pular a fase juvenil, de fato não são maduros, não tem noção do quanto fazem mal a eles próprios. Falo deles, desse tipo de jovem.
Há, claro, aqueles que têm o hábito de refletir, de medir as consequências e, o principal, curtem a fase da juventude, pois sabem que é passageira e que é única.
É preciso não deixar que os valores sejam deturpados, que a inocência seja esquecida, que os sonhos morram por um passo mal dado, por um impulso rumo ao precipício devido ao avanço tecnológicos e a mídia, que nos enche os olhos com toda a modernidade e superficialidade.
Que vivamos com paciência e passemos essa ideologia aos pequenos e a todos que conhecemos.
Que comamos a vida pedacinho por pedacinho, degustando e desvendando os sabores, apreciando os aromas. Como mineirinhos, comamos pelas beiradas, para não nos queimarmos, para não nos superlotarmos, para aproveitarmos, enfim, o nosso prato principal: a vida.

(Erica Ferro)

Um comentário:

Jééh disse...

o que dizer sobre isso, é verdade e isso nós podemos comprovar olhando nossa própria casa, sabe olhando as crianças de hj eu dou graças a Deus ter nascido duas decadas a tráz, pQ eu tenho a nitida impressão que naquele tempo ainda sabiamos o que é ser criança.Hj eu olho minha irmã caçula e lamento por ela não saber de tudo o que eu sabia e por ela não pentelhar o quanto eu e meus amigos pentelhavamos, pois tenho certeza que isso vai ter consequência algum dia, e o importante msm: é não antecipar, soltar ou retardar nenhuma faze da vida porque ela é melhor assim vc a vivendo por inteira cada momento/fato

 
imagem do banner Design