Manipule bem a sua arma, para que o tiro não saia pela culatra!

em sexta-feira, julho 17, 2009
Quer tirar um sarro daquele amigo desleixado e lerdo de raciocínio?
Seja irônico com ele. Ou não.
Talvez ele não entenda, e o besta da questão fique sendo você.

Afinal, a ironia é uma arma de pessoas inteligentes.
Através da ironia podemos protestar, fazer uma crítica, sem sermos óbvios, o que é bem interessante, bem intelignte. É interessante também porque nos faz pensar, nos faz refletir. Estimula nosso cérebro.

Mas como é detestável aquela criatura que tudo que fala se baseia na ironia. Isso, sim, é extremamente chato. Seja pra encher o saco de alguém, seja pra protestar, ser irônico todo tempo não dá.

Sem querer ofender, mas já ofendendo, as pessoas andam com uma preguiça de pensar. Gostam de coisas prontas (me incluo nesse grupo de pessoas! como é duro confessar isso!). Raciocinar exige disposição. E, ah... eu ando tão indisposta.
É necessário ser claro, direto, no que se tem dizer, fazer e ser. Não é legal sempre falar em códigos, ironicamente.
A ironia é legal, isso ninguém há de negar. Mas só se for usada de uma forma inocente (fui irônica). Não há ironia inocente, mas há aquela que não prejudica tanto.
Há aquelas que só querem passar uma mensagem, uma mensagem cifrada, enigmática, que faz o outro pensar, raciocinar. Isso é até bom, estimulante, como já disse.
Mas há aquelas que só ridicularizam o outro, não edifica nem a nós nem ao outro. Então isso devemos evitar. Até porque não gostaríamos de ser o ironizado da história. Ninguém gosta.
Mas não fique tão irado quando for ironizado, é tão irado tudo isso, tão legal...
Ria da piada também, assim você não passa tanta vergonha!

Seja claro e direto na maior parte do tempo. Mas não dispense totalmente a ironia. Saiba usá-la. Use-a inteligentemente, proteste, tire um sarrinho (de leve) de alguém. Manipule bem a sua arma, para que o tiro não saia pela culatra!




(Erica Ferro)

***

Pauta para o PostIt.
Tema: Ironia.

Nenhum comentário:

 
imagem do banner Design