Como um palhaço.

em terça-feira, novembro 10, 2009
Faço por vezes e como profissão as pessoas felizes. Mas de cortinas fechadas frente ao espelho, daí após dia quando tiro nariz e peruca, sinto a melancolia voltar e assombrar meus sorrisos.

Trago sorrisos a vidas de outras pessoas por não mais possuí-lo na minha. Que há tempos se foi deixando pra trás um corpo frágil e um coração vazio. Aprendi a tirar graça da minha amargura; dos dias, as brincadeiras e das crianças a felicidade.

Vesti colorido para sabotar um preto e branco... Ou melhor, um quase cinza permanente e imutável. Pintei o rosto de colorido e feliz para maquiar um semblante marcante e melancólico que por trás dos palcos se desfaz em sentimento.

Aprendi com os dias a fazer os outros sorrirem, pois a mim não lembro como se faz. E por mais que mostre meus dentes, amasse as bochechas para contra as orelhas, enrugue o canto dos olhos... Pode até parecer, mas não será um sorriso, não será felicidade. Desaprendi o sentimento.

E os outros sabem rir, embora alguns como eu e outros bem felizes. E os faço rir. Nem que precise jogar-me de encontro ao chão e ficar pateticamente estatelado até ouvir uma sonora onda de gargalhadas. Faço isso por mim, por poder ver que ainda pode ter felicidade, embora eu não saiba mais o que ela possa ser.

Como um palhaço, agora melancólico, termina meu dia sem pintura, sem nariz, sem cor, sem riso, sem vida.

(Tai do Nascimento)



Acho o jeito da Tai escrever lindo. Ela fala de coisas profundas de maneira simples e agradável.
É uma poetisa do cotidiano, sem dúvida alguma.
Admiro-a muito e esse texto, então, foi muitíssimo apreciado por mim. Por isso, tive que postá-lo aqui para que vocês pudessem apreciar também.
Certamente gostarão, como eu.

Postado por Erica Ferro

3 comentários:

Ana Seerig disse...

Belo texto!

Gostei! =)

Jééh disse...

nossa que lindo isso hein *-*
adorei
acho que ue vou ter que por um pouquinho de maquiagem pra desfaçar minha melancolia tbm ^^

tai nascimento disse...

uuuuh que bonito!
fiquei toda besta baah!
brigada, brigada mesmo. gosto de saber que eu agrado as pessoas com o que escrevo xD

 
imagem do banner Design